ANALISTA OU GERENTE

Um homem caminha pela rua em um pequenino povoado, quando de repente percebe bem acima de sua cabeça, um balão de ar quente. No cesto desse b alão, há um senhor que lhe acena desesperadamente. Com curiosidade, ele se aproxima o máximo possível e o ouve com atenção. Por fim, o piloto consegue fazer com que o balão baixe mais um pouco, e lhe grita:

– “Desculpe, senhor, mas poderia ajudar-me? Prometi a um amigo que me encontraria com ele às duas da tarde, porém já são duas e meia e não sei onde me encontro!”.

O outro homem, com muita cortesia, respondeu:

– “Mas claro que posso ajudá-lo! Você se encontra em um balão de ar quente, flutuando a uns vinte metros acima da rua. Está a quarenta graus de latitude norte e a cinqüenta e oito graus de longitude oeste”.

O balonista escuta com atenção e depois pergunta-lhe com um sorriso:

– “Amigo, você é um analista?”

– “Sim senhor, ao seu dispor! Como conseguiu adivinhar?”

– “Porque tudo o que você me disse está tecnicamente correto, porém esta informação me é totalmente inútil, pois continuo perdido”.

O analista fica calado por alguns segundos e finalmente pergunta ao balonista:

– “E você, não seria por acaso um gerente?”

– “Sim, sou gerente de uma empresa. Como descobriu?”

– “Ah, foi muito fácil! Veja só: você não sabe onde está e nem para onde vai. Fez uma promessa da qual não tem a mínima idéia de como irá cumprir e ainda por cima espera que outra pessoa resolva o seu problema. Continua exatamente tão perdido quanto antes de me perguntar. Porém agora, por um estranho motivo, a culpa passou a ser minha!…

Deixe um comentário

